terça-feira, 3 de maio de 2011

Trocando as Cordas

Olá pessoal no post passado falamos sobre as cordas, aproveitando o gancho que foi puxado, falaremos um pouco sobre a troca das mesmas, porque não adianta você escolher uma boa corda, se você não sabe  como trocá-la não é mesmo?

Quando você for trocar as cordas da sua guitarra tenha em mente o seguinte: as cordas esticadas aplicam um certo esforço no instrumento que forçam o braço a se curvar. Para compensar isso, existe uma barra de metal dentro do instrumento chamado TENSOR que permite que se ajuste a curvatura do braço para mais ou para menos. Esse tipo de ajuste é delicado e o ideal é que esse serviço seja feito por um Luthier especializado.


Por isso você deve evitar tirar todas as cordas do instrumento ao mesmo tempo. Se você fizer isso, a curvatura do braço vai se alterar, afetando a regulagem do instrumento.
Aí você pode estar imaginando: mas na hora que eu colocar as cordas de novo o braço volta para a sua curvatura anterior, certo? Infelizmente não funciona desse jeito. A guitarra é feita basicamente de madeira, que é um material bastante temperamental e pode ser afetado por diversos fatores diferentes, como temperatura e umidade por exemplo.

Se você ainda não ficou convencido faça esse teste: afine uma corda da guitarra e memorize bem o jeito que a tarraxa ficou posicionada. Agora, solte a corda dando umas três ou quatro voltas na tarraxa. Volte a apertar a corda de modo que a tarraxa fique na posição que você tinha memorizado e verifique a afinação da corda. Nove entre dez vezes a corda não vai estar afinada.

Evite ao máximo ficar variando de marca de encordoamento e de bitola. Procure escolher o tipo que mais lhe agrada, leve seu instrumento para uma regulagem em um Luthier de confiança e não mude mais de marca e modelo isso é bastante importante, com esse cuidado você pode economizar bastante com eventuais regulagens.

O ideal é que você faça a troca uma corda de cada vez e certifique-se que a corda esteja afinada corretamente antes de trocar a próxima.
Guitarras com ponte tipo Floyd Rose são problemáticas para trocar as cordas porque o sistema é flutuante. Isso quer dizer que a alavanca não tem um ponto de descanso como nas pontes tipo Fender onde a alavanca fica apoiada na madeira do instrumento quando não está sendo usada. As Floyd tanto podem ser apertadas como puxadas. Quando você solta uma corda, as outras cordas restantes tem que agüentar o esforço a mais gerado pelas molas da alavanca. Então você corre o risco de estourar uma corda durante a troca e dar prejuízo para o seu bolso.

Que levante a mão aquele que nunca aconteceu de estourar uma corda usando uma Floyd bem no meio de um solo!!! É praticamente impossível continuar tocando pois a afinação inteira é comprometida.

Bem voltando ao assunto, Nunca deixe muita corda enrolada nas tarraxas. Sempre estique a corda e deixe apenas uma pequena folga para poder dar pelo menos uma ou duas voltas na tarraxa até chegar à afinação. Se enrolar a corda demais nas tarraxas a tendência é perder afinação, a imagem abaixo ilustra o posicionamento correto da corda, é claro que as mais finas precisam de um pouco mais de voltas mas nada que ultrapasse umas 5 voltas no máximo.





Outra dica muito importante é sempre começar a substituição das cordas pela 1ª E (Mí aguda) e ir subindo corda a corda, eu sempre aconselho que depois de colocadas as cordas novas, faça uma ligeira pressão sobre elas contra o corpo da guitarra ou puxe-as para um perfeito ajuste nas tarrachas, é normal ter que afinar novamente pelo menos duas ou três vezes até que as cordas atingirem a perfeita estabilidade, bom, é isso pessoal, com essas dicas tenho certeza que a troca das cordas não será mais um problema certo? Ainda tem dúvidas? Pergunte a vontade, um grande abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens elaboradas pelo criador do Blog: Davi Júnior; Qualquer imagem que possua direitos autorais por favor avisem para que eu possa retirar imediatamente.
o Blog D'Souza Luthieria foi criado para ajudar pessoas e não para criar confusão entre elas, por isso peço ao leitor para não provocar brigas com outros leitores e nem fazer parte delas. Assuntos podem ser debatidos livremente nos comentários, mas peço encarecidamente para que não usem palavras desrespeitosas (palavrões) para xingar os outros leitores ou para qualquer outra ação. Dicas para postagens serão aceitas, então fiquem livres para pedir qualquer postagem sobre qualquer assunto (desde que este assunto esteja dentro do tema: "Instrumentos"). Divulguem o Blog se puderem, qualquer ajuda será bem aceita. Um forte abraço... Souzanuno...