terça-feira, 10 de maio de 2011

Escalas


Ae galerinha, como tem passado? Resolvi mudar um pouco o rumo da nossa "proza" e postar alguma coisa sobre escalas, um assunto bastante importante e difícil de se encontrar, fuçando por aí net a fora, encontrei um tópico bem legal e resolvi postar aqui, vamos acompanhar:

Por que eu deveria aprender escalas de guitarra? Qual a importância das escalas?
As escalas são uma parte fundamental da música e será muito importante aprendê-las. Aprender as escalas de guitarra irá ajudar de várias maneiras, como exemplo:
  • Melhorar a Destreza e a Força dos Dedos – Tocar escalas regularmente ajudará a aumentar a sua destreza manual, ou seja, tocando mais rápido e com dedilhados mais precisos, além também da força dos dedos. Isto tudo irá ajudá-lo a tornar um melhor guitarrista.
  • Treinar o Ouvido – Com o aprendizagem das escalas você vai começar a memorizar vários padrões de notas e você vai começar a ser capaz de reconhecer quais escalas estão sendo usadas.
  • Capacidade de Improvisar e Compor Música – Com uma maior compreensão das escalas de guitarra você vai começar a ser capaz de improvisar solos, bem como compor sua própria música.
Praticando escalas
As escalas devem ser praticadas sempre que possível. O ideal seria tocar algumas escalas como um aquecimento antes de começar a tocar de verdade. Se você quiser fazer algum treino de velocidade você pode usar um metrônomo. Ajuste-o com um tempo mais lento para poder acompanhar o ritmo enquanto toca as escalas . Uma vez que você dominar naquele tempo você pode começar a aumentar o ritmo um pouco de cada vez, por exemplo, 5bpm. É uma boa abordagem sistemática para garantir que você não pegue nenhum mau hábito.


Demosntração de Escala
Note que as notas vermelhas representam a tônica da escala.
Escala Maior:



A escala maior é composta por sete notas distintas, mais uma oitava que se duplica numa oitava maior, e é classificada como uma escala diatônica.
Pentatônica Maior:



Esta é uma das escalas pentatônicas mais comuns, que podem ser construídas de várias maneiras.
Escala Menor:


A escala menor em teoria musical é uma escala diatônica cujo terceiro grau de escala é um intervalo de uma terça menor acima da tônica.
Pentatônica Menor:


A escala pentatônica menor é derivada da escala pentatônica maior, e usa tons de escala 1, 3, 4, 5 e 7 da escala menor natural.
Menor Harmônica:
 


A escala menor harmônica é o mesmo que o menor natural, mas com um grau de sétima elevado cromaticamente.
Menor Melódica:
 


A escala menor melódica é a mesma que a escala menor natural com a ressalva de que o sexto e sétimo tons são criados por um semitom (meio passo), quando a escala é ascendente. Quando a escala é decrescente, a escala menor melódica é o mesma que a menor natural.
Blues:
 

A escala que é mais comumente referida como “a escala de blues” é derivada da escala pentatônica menor.

Bacana não é? Ainda tem dúvidas? Pergunte... Gostou do post? Comente...
Um abraço e até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens elaboradas pelo criador do Blog: Davi Júnior; Qualquer imagem que possua direitos autorais por favor avisem para que eu possa retirar imediatamente.
o Blog D'Souza Luthieria foi criado para ajudar pessoas e não para criar confusão entre elas, por isso peço ao leitor para não provocar brigas com outros leitores e nem fazer parte delas. Assuntos podem ser debatidos livremente nos comentários, mas peço encarecidamente para que não usem palavras desrespeitosas (palavrões) para xingar os outros leitores ou para qualquer outra ação. Dicas para postagens serão aceitas, então fiquem livres para pedir qualquer postagem sobre qualquer assunto (desde que este assunto esteja dentro do tema: "Instrumentos"). Divulguem o Blog se puderem, qualquer ajuda será bem aceita. Um forte abraço... Souzanuno...