quarta-feira, 11 de maio de 2011

Madeiras


Um dos grandes problemas na hora da construção do instrumento é decidir qual a madeira certa para se conseguir uma boa qualidade do mesmo, na verdade não existe uma "regra" de essa é melhor ou aquela, você tem que partir do princípio de que tipo de som você vai querer do seu instrumento, mais encorpado? Mais definido? Mais pesado? Mais leve? Enfim... Tem que no mínimo ter uma idéia básica do que você vai querer, são várias as possibilidades de se conseguir um ótimo timbre, pois além da escolha das madeiras, pode-se também trabalhar com vários tipos em um só instrumento, além do que a captação escolhida também fara parte de conjunto, mas isso já será em outro tópico rsssss...

Nesse post vou mostrar alguns dos tipos de madeiras mais utilizadas para a fabricação de instrumentos.

Mogno
O Mogno é uma madeira de cor avermelhada, pesada com densidade aproximada de 0.63 g/cm3, resistente e com uma baixa velocidade de som, boa sustentação. Infelizmente, pelo fato do mau uso desta madeira ela é protegida no Brasil sendo assim, uma madeira de comercio ilegal. Muito utilizado em corpo e braço de guitarras e baixos e em tampos de instrumentos acústicos.

Imbuia
A Imbuia é uma madeira de cor variada com muitos veios mais próximo ao marrom, ela é uma madeira pesada e sua densidade é de 0.65 g/cm3, resistente e de ótima sustentação do som. Usado geralmente em corpo e braço de guitarras, baixos, instrumentos acústicos como o violão e o piano.
Marfim
O Marfim é de cor clara, uma madeira pesada e sua densidade chega a 0.84 g/cm3, dura mas não tão resistente, proporciona um som limpo e agradável e fácil de se trabalhar, por esses motivos o marfim é uma madeira muito usada em instrumentos nacionais. Muito usado em braços e escalas.

Cedro
O cedro é conhecido por ser uma das madeiras mais leves e com uma cor próxima a um bege escuro, com média resistência, o cedro apesar de ser de baixa densidade tem um som bem característico e encorpado. Usado geralmente em corpo e braço de guitarras e baixos, tampos e braços de instrumentos acústicos.

Marupá
Conhecida como caxeta, também usada para fazer palitos de fósforo é uma madeira de cor clara, bem leve e com densidade de 0.38 g/cm3, tem ótima velocidade do som, é uma madeira muito usada para fazer instrumentos nacionais. Muito utilizado em corpo e braço de guitarras e baixos.

Maple
O Maple é uma madeira clara utilizada em muitas guitarras, como de preferência as da Jackson, pesada e com baixa velocidade sonora, ela tem um som bem peculiar e cheio, ótima resistência.
Encontrada geralmente em corpo e braço de guitarras e baixos e fundo de instrumentos acústicos.

Jacarandá
O Jacarandá da Bahia é uma madeira de cor escura, próximo ao marrom com muitos veios, pesada. O jacarandá é uma madeira dura e muito resistente, tem uma ótima sustentação sonora e por isso é tão usado em cavaletes, é uma das principais madeiras utilizadas em violões, seu timbre é gordo e inigualável porem hoje em dia ela é uma madeira protegida aqui no Brasil...
Usado geralmente em escalas de instrumentos em geral, tampos, braços, laterais, fundo de instrumentos acústicos.

Ébano
O Ébano é uma madeira escura e pesada é uma das principais madeiras usadas na área da luthieria, da um timbre brilhante, cheio e intrigante para o instrumento. O Ébano é uma das madeiras que tem a menor velocidade sonora. Muito usado em escala de instrumentos acústicos como violão, violino, contrabaixo e também é usado em escalas de guitarra e baixo elétrico.

Pinho
O Pinho é conhecido por ser uma madeira macia, usada em instrumentos acústicos é elétricos, sua cor varia do bege ao amarelo quando envernizada, quando usada em tampo de instrumentos acústicos produz um som claro e brilhante e muito singular. Bastante utilizado em tampo de violão, corpo e braço de guitarra e baixos.

Ash
Madeira de densidade baixa/média, ou seja, moderadamente leve, muito usada em instrumentos americanos, traz ao musico um ótimo desempenho quanto a sua velocidade sonora, ou seja, rápida propagação do som, produz um som agudo e brilhante único. Usadas geralmente em corpos, braços de guitarras e baixos, essa madeira já foi muito utilizada pela fender para fazer as Telecasters e algumas Stratos.

Pau-Ferro
Madeira pesada de cor escura próxima a um marrom, mais avermelhada que o jacarandá da Bahia, com ótima velocidade sonora é uma madeira muito utilizada em instrumentos tais quais como: Tagima, Jackson e outras marcas famosas, considerada uma madeira macia e resistente.
Muito usadas em escala de instrumentos sólidos e acústicos também pode ser usada como ponte de instrumentos acústico, seu uso proporciona um belo desempenho.

Basswood
O Basswood é uma madeira de baixa densidade, gera som macio, muitos instrumentos internacionais foram construídos com essa madeira, a própria B. C. Rich fez muitas guitarras desse tipo de material por apresentar bom desempenho com captadores de peso. O Basswood é usadas geralmente em corpos, braços de instrumentos sólidos em geral.

Como eu disse no início, o madeiramento selecionado é proposital para aquela função do instrumento. É muito importante você saber o porque aquela madeira foi selecionada e o que a diferencia das outras.

É isso aí pessoal, definidas as madeiras é hora de começar a trabalhar... Mãos à obra... Ainda tem dúvidas? Pergunte... Gostou do post? Comente...

Até a próxima...

4 comentários:

  1. Olá boa noite, gostei muito do texto, muito bom. Estou com vontade a um tempo de começa o curso (luthier) e essas informações vieram bem acalhar. Gostaria de saber de você se é difícil conseguir todas essas madeiras que você citou no texto?...em especial (Mogno, Jacarandá, Ébano e Ash. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curso de 3 semanas Curitiba maior estrutura do brasil 41 3299 6200.

      Excluir
  2. Estou aprendendo fazer instrumentos de cordas, já fiz 3 cítaras, um cavaquinho e também já reformei vários violões. Braço de cavaquinho e de violão eu faço de peroba.

    ResponderExcluir

Postagens elaboradas pelo criador do Blog: Davi Júnior; Qualquer imagem que possua direitos autorais por favor avisem para que eu possa retirar imediatamente.
o Blog D'Souza Luthieria foi criado para ajudar pessoas e não para criar confusão entre elas, por isso peço ao leitor para não provocar brigas com outros leitores e nem fazer parte delas. Assuntos podem ser debatidos livremente nos comentários, mas peço encarecidamente para que não usem palavras desrespeitosas (palavrões) para xingar os outros leitores ou para qualquer outra ação. Dicas para postagens serão aceitas, então fiquem livres para pedir qualquer postagem sobre qualquer assunto (desde que este assunto esteja dentro do tema: "Instrumentos"). Divulguem o Blog se puderem, qualquer ajuda será bem aceita. Um forte abraço... Souzanuno...