segunda-feira, 9 de maio de 2011

Regulagem da Ponte



Olá pessoal, nesse post quero tentar tirar o máximo de dúvidas possível sobre a regulagem das pontes,

principalmente as Floyd Rose com "back box", (pequena abertura na parte de trás da ponte, que possibilita "alavancar" para cima).
As pontes são sustentadas pôr molas, que podem deixar a alavanca mais macia ou dura, como também a regulam para diferentes afinações e tensões de corda. As pontes do tipo Fender são mais simples para regular. Se você prefere uma alavanca mais macia, basta retirar uma mola. Nesse caso, deve-se apertar aqueles dois parafusos que sustentam as molas, como na imagem abaixo, pois a ponte tem que estar sempre alinhada ao braço. 




Com relação às pontes floyd Rose com back box, o problema é mais complicado.

Se a ponte estiver desalinhada, á dois fatores que podem ser a causa para isso: afinação e tipo de corda.
Com relação ao encordoamento, o problema surge quando se quer trocar de tipo de corda, por exemplo, para passar de de 0.9 para 0.10 ou o contrário, o procedimento para se obter uma boa regulagem nesses casos é ajuste das molas: para afinações ou tensões altas, aperte os parafusos, para baixas, solte-os, sempre igualmente. Regulada a tensão das molas agora vem um passo extremamente importante, a regulagem das oitavas, é comum que instrumentos desregulados tendem a "subtonar" as notas, principalmente em solos que são executados na segunda oitava. Para que isso não aconteça a ponte deve ser ajustada, existem pequenos parafusos, que servem para se avançar ou recuar o rastilho pôr onde passam as cordas veja abaixo dois exemplos desses ajustes. 



Com um afinador, toque a corda solta e, em seguida, na 12 casa. Se der diferença, solte o parafuso e recue o rastilho ou avance até chegar no ponto.
Como eu já disse em outro post mas vale relembrar aqui é que a medida em que for regulando a ponte, vá fazendo alguns testes para ver o melhor ajuste do seu instrumento, uma regulagem feita pouco a pouco com certeza será bem mais produtiva do que tentar uma regulagem apropriada de uma vez só...

Bom pessoal, por hora é isso, espero ter esclarecido suas dúvidas, no próximo post falaremos apenas da regulagem das pontes Floyd por ser uma ponte mais complexa, na dúvida pergunte, gostou do post? Então comente... Até a próxima... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens elaboradas pelo criador do Blog: Davi Júnior; Qualquer imagem que possua direitos autorais por favor avisem para que eu possa retirar imediatamente.
o Blog D'Souza Luthieria foi criado para ajudar pessoas e não para criar confusão entre elas, por isso peço ao leitor para não provocar brigas com outros leitores e nem fazer parte delas. Assuntos podem ser debatidos livremente nos comentários, mas peço encarecidamente para que não usem palavras desrespeitosas (palavrões) para xingar os outros leitores ou para qualquer outra ação. Dicas para postagens serão aceitas, então fiquem livres para pedir qualquer postagem sobre qualquer assunto (desde que este assunto esteja dentro do tema: "Instrumentos"). Divulguem o Blog se puderem, qualquer ajuda será bem aceita. Um forte abraço... Souzanuno...