terça-feira, 19 de julho de 2011

Ruidos no Instrumento



Olá pessoal, andei um pouco sumido, bastante atarefado, Graças a Deus, e hoje quero falar um pouquinho sobre ruido no instrumento, o primeiro passo é identificar a origem desse ruido, pode ser desde o aterramento do instrumento, amp ou até mesmo na rede elétrica, nesse tópico vamos supor que o ruído venha da parte elétrica da guitarra (ou baixo), a identificação foi feita através do próprio instrumento, a maioria dos circuitos é aterrada e usam o corpo do musico para minimizar os ruídos, por isso quando você tira a mão das cordas acontece de aparecer o "hum". Blindagem pode minimizar os ruídos, porém nada se compara com captadores e circuitos de boa qualidade. A parte elétrica do instrumento deve estar com a fiação em ordem, sem oxidação, agora, é muito importante que do instrumento até o amp o cabo de sinal também precisa ser de ótima qualidade. Mas vamos falar um pouquinho sobre blindagem:

Blindagem é um serviço delicado e que deve ser executado por quem sabe e tem experiência no assunto, não adianta gastar tempo e dinheiro e se aventurar, o ideal é sempre procurar um luthier de sua confiança para executar o serviço.

Vamos por partes:

1) BLINDAGEM DAS CAVIDADES: É a blindagem da cavidade onde se encontra a parte elétrica do instrumento, podendo ser extensiva às cavidades dos captadores conforme o caso. Esta blindagem pode ser feita com:

a) Tinta condutiva - consiste num spray de tinta borrifado nas cavidades do instrumento. Funciona por alguns instantes até secar e após algum tempo se torna um resistor, o que pode trazer muitos problemas posteriores ao instrumento como curtos e até mesmo ruídos. Alguns instrumentos vêm com esse tipo de blindagem de fábrica mas ele não é muito eficaz.

 

b) Folha de cobre - É possivelmente o tipo de blindagem mais eficaz, consistindo na forração das cavidades com uma lâmina de cobre que diminui bastante a captação dos ruídos oriundos da parte elétrica. O contra é que com o tempo tende a enferrujar.

c) Folha de alumínio auto-adesivo - Tem eficácia similar à da folha de cobre com a diferença que este material tem um lado adesivo que se prende à cavidade.


NOTA: Alguns desinformados utilizam folhas de papel-alumínio normalmente usadas para embrulhar comida para fazer blindagem. Evidentemente esse serviço de nada adianta e ainda pode causar danos ao instrumento.

d) Também tem a "Medida Alternativa", dá para fazer uma "tinta" condutiva, basta um metal em pó (alumínio) e um veículo (verniz). Use uma lima ou serra manual para tirar pequenas partículas de uma peça de alumínio. Não use esmeril elétrico, a velocidade é muito alta e o calor gerado pelo atrito queima o pó. Você também pode usar grafite em pó, à venda em lojas de ferragens. Misture o pó (metal ou grafite) com verniz aos poucos e quando precisar, acrescente o solvente. A quantidade de cada material vai depender da densidade do verniz e tamanho das partículas de alumínio, terá de fazer experiências. Se o veículo (verniz diluído) ficar muito grosso ou muito fino, as propriedades condutivas da "tinta" serão prejudicadas. Mas quanto mais fino o pó, melhor. Depois de aplicada e seca a tinta, lixe um pouco os pontos onde as peças metálicas do instrumento (potenciômetros, chaves, jack) fazem contato com ela, para garantir um bom contato.


2) BLINDAGEM DO FIO DO CAPTADOR: É a blindagem do fio do captador por onde passa uma corrente elétrica e que visa reforçar o isolamento desta. Pode ser feita com:

a) Malha metálica - Consiste numa malha metálica que envolve o(s) fio(s) do captador. Geralmente vem de fábrica e dificilmente algum luthier fará esse serviço.

b) Teflon Monster Cable ou similar - Consiste num fio de Teflon que envolve o(s) fio(s) do captador. Também vem de fábrica em alguns captadores (não confundir com envoltórios de pano ou borracha), assim como é de mais fácil aplicação por um luthier quando necessário, mas a qualidade do Teflon é de suma importância.

NOTA: Fita isolante nem pensar!    


3) BLINDAGEM DA BASE DO CAPTADOR: É a blindagem da base do captador, a qual diminui a captação do campo magnético na parte inferior do captador, por onde seria captado o ruído ou "hum" oriundo das correntes elétricas do instrumento. Pode ser feito utilizando-se:

a) Palha de aço - Por mais tosco que possa parecer a colocação de uma coluna de palha de aço ao longo da parte inferior dos pólos expostos do captador é bastante eficaz.

b) Folha de cobre - Funciona da mesma maneira que a palha de aço mas o acabamento é bastante superior. Alguns captadores vêm de fábrica com uma blindagem interna feita com folha de cobre.

O sistema de blindagem ajuda, mas deve ser acompanhada de uma revisão completa na instalação. Se for necessário, substituia toda a fiação, refazendo do jeito certo e com o revestimento metálico. Não se esqueça de ligar por dentro as partes metálicas (ponte, etc) num fio e este no terminal terra do jack de saida. Esse é o ponto central de terra do instrumento. O amplificador também deve estar aterrado, ligado numa tomada com terra por um cabo com plug de três pinos.

Se você seguiu todos os passos desse tópico, é bem provável que você esteja lívre daqueles "hums" que incomodam pra caramba, se mesmo assim ainda não resolveu seu problema, leve o instrumento a um luthier de sua confiança para que possa avaliar melhor e encontrar a solução ok? Ainda tem dúvidas? Pergunte... Gostou do post? Então comente...

Um abraço e até a próxima...

2 comentários:

  1. Boa noite. Fiquei curioso do porque não usar Fita Isolante... E quando eu fizer as soldas dos fios com os potenciômetros e tudo mais, não posso usar fita isolante não? Porque? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Muito bom artigo.
    Só acho que faltou uma foto da coluna de bombril ou palha de aço na parte inferior do "polo exposto do captador", pois ajudaria a entender melhor.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Postagens elaboradas pelo criador do Blog: Davi Júnior; Qualquer imagem que possua direitos autorais por favor avisem para que eu possa retirar imediatamente.
o Blog D'Souza Luthieria foi criado para ajudar pessoas e não para criar confusão entre elas, por isso peço ao leitor para não provocar brigas com outros leitores e nem fazer parte delas. Assuntos podem ser debatidos livremente nos comentários, mas peço encarecidamente para que não usem palavras desrespeitosas (palavrões) para xingar os outros leitores ou para qualquer outra ação. Dicas para postagens serão aceitas, então fiquem livres para pedir qualquer postagem sobre qualquer assunto (desde que este assunto esteja dentro do tema: "Instrumentos"). Divulguem o Blog se puderem, qualquer ajuda será bem aceita. Um forte abraço... Souzanuno...