sábado, 20 de agosto de 2011

Altura dos Captadores

Olá pessoal, sempre me perguntam qual a distancia ideal dos captadores em relação as cordas, é muito comum, principalmente, em guitarras modelo strato, que utilizam captadores single coils aproximar os captadores das cordas para conseguir mais volume e sustentação de som. Ao aproximar os captadores das cordas, os captadores atuam com mais intensidade, agora, é importante saber que se você aproximar de mais os captadores/cordas, o instrumento tende a perder a versatilidade da afinação.

Os captadores são bobinas eletromagnéticas, uma vez tocadas, as cordas geram vibrações que são captadas por eles e levados até o amplificador. Como as cordas na maioria dos casos são de metal, se aproximar de mais aos ímãs dos singles ou dos humbuckers, geram uma atração sobre o metal das cordas interferindo no padrão das mesmas, fazendo com que a afinação seja afetada.
Por outro lado, se os pólos ficarem muito longe das cordas a perda de sinal é inevitável, o que por sua vez também gera problemas no desempenho do instrumento, é muito importante que se você tenha segurança na hora de regular os captadores, eu aconselho sempre consultar um luthier de sua confiança.
A regulagem consiste no seguinte:


1. APERTANDO
Apertando o parafuso você estará aproximando o captador das cordas.
2. AFROUXANDO
Afrouxando o parafuso, você afasta o captador das cordas e terá uma perca no som em relação ao ganho desde distorção, como no volume.
O captador nunca pode ficar menos de três milímetros das cordas, assim você terá sem duvida nenhuma problemas sérios na afinação. O mais próximo seria no máximo três a quatro milímetros. Em contra partida o mais distante que fica funcional é de no máximo seis milímetros. Acima disso sem duvida nenhuma, a versatilidade do seu instrumento será afetada.
Leve o instrumento periodicamente a um luthier de sua confiança para que possa sempre manter seu instrumento em bom estado, prevenindo assim problemas futuros. Ainda tem dúvidas? Pergunte... Gostou do post? Então comente...

Um abraço e até a próxima...

3 comentários:

  1. obrigado! ajudou bastante

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais nada, parabéns pelo post, achei muito esclarecedor ...
    Tenho uma SX Strato, e vivo em constante atrito com essa coisa de timbres / volume ... Seu post me mostrou uma luz no fim do túnel, mas, me restou uma dúvida ... A distância do cap. É medida com a corda pressionada no último traste ?

    ResponderExcluir

Postagens elaboradas pelo criador do Blog: Davi Júnior; Qualquer imagem que possua direitos autorais por favor avisem para que eu possa retirar imediatamente.
o Blog D'Souza Luthieria foi criado para ajudar pessoas e não para criar confusão entre elas, por isso peço ao leitor para não provocar brigas com outros leitores e nem fazer parte delas. Assuntos podem ser debatidos livremente nos comentários, mas peço encarecidamente para que não usem palavras desrespeitosas (palavrões) para xingar os outros leitores ou para qualquer outra ação. Dicas para postagens serão aceitas, então fiquem livres para pedir qualquer postagem sobre qualquer assunto (desde que este assunto esteja dentro do tema: "Instrumentos"). Divulguem o Blog se puderem, qualquer ajuda será bem aceita. Um forte abraço... Souzanuno...