domingo, 10 de abril de 2011

Dicas de Limpeza para seu Instrumento








Olá pessoal, nesse post quero dar algumas dicas de materiais para limpeza de instrumentos essas dicas são válidas para instrumentos não encerados e com escala escura.

Sempre apóie bem o instrumento em uma bancada para não ocorrer pequenos acidentes como quedas e arranhões, após verificar se o instrumento está bem apoiado é hora de por a “mão na massa”:



  • O ideal é sempre remover as cordas velhas e substituí-las por novas.

  • Sempre “cubra” os captadores quando for fazer a limpeza, eu sempre aconselho o uso de uma fita crepe.

  • Usando uma flanelinha com um pouco de álcool ISOPROPÍLICO (não use álcool comum) limpe bem a “escala” aplicando quantas vazes for necessário até remover todas as marcas de sujeira, é muito importante que você não deixe que o álcool escorra para partes envernizadas, pra que isso não aconteça use sempre o álcool na flanela, em hipótese alguma despeje o álcool direto sobre a escala.

  • Depois da escala limpa, é hora de limpar os trastes, para esse processo precisamos cobrir TODA a madeira com fita crepe, deixando expostos apenas os trastes.

  • Depois de examinar com cuidado se tudo ficou coberto com a fita adesiva e restam apenas os trastes vamos usar uma palha de aço fina (Bombril) para dar apenas o polimento nos trastes, lembre-se de que esse processo não é um “linchamento” dos trastes, é apenas para que eles recuperem o brilho.

  • Após o polimento é hora de remover as fitas adesivas.
 
  • Feito isso, vem uma das partes que eu considero mais importantes para a escala, a hidratação, você já deve ter notado que com o passar do tempo a escala vai ficando meio sem vida, com um aspecto de madeira velha, meio acinzentada enfim, desidratada, se não for feito uma manutenção continua a escala começa a descamar e eventualmente até formar cavas irreversíveis na escala, um dos produtos mais usados para esse tipo de hidratação é o óleo de limão, como não é tão simples de ser encontrado, uma boa alternativa que eu sempre tenho usado e dá certo é o óleo de peroba, bem mais fácil de encontrar e o resultado é muito bom, com o auxilio de uma flanelinha ou estopa espalhe sobre a escala de maneira uniforme.
  • Agora é hora de remover os restos de palha de aço de todo o instrumento (inclusive aqueles que ficarem por cima dos pólos dos captadores) e retire as fitas adesivas dos captadores. 

  • Para limpeza do corpo melhor forma é utilizar um pano (flanela) seco que não solte fiapos, imediatamente após o uso. Isso irá remover todo o suor e graxa antes que haja tempo para solidificar e formar um resíduo mais concentrado. Resíduos mais "teimosos" podem ser removidos com um pano pouco úmido. Nunca utilizar pano totalmente molhado e jamais usar produtos para limpeza de automóveis, pois estes são muito corrosivos, e lembre-se: Mantendo sempre as cordas limpas e novas, a qualidade do som é bem mais destacada.

  • Agora você pode instalar cordas novas e aproveitar!
 

Aqui vai uma boa dica de uma cera caseira pra quem quer uma opção boa e barata para madeiras em geral.

½ Litro de querosene
1 Colher de cera de carnaúba
1 Colher de cera de abelha
1 Colher de parafina
Se quiser que tenha mais brilho, basta adicionar ½ colher de breu.
Coloque tudo em um recipiente e depois de misturar bem, aqueça em banho Maria até que todos os ingredientes de misturem formando uma será uniforme, para aplicar, use uma boneca ou pincel, sempre tomando cuidado em espalhar por toda a superfície a ser encerada, antes de aplicar no instrumento, faça o teste em um pedaço de madeira para ver se o resultado te agrada.

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sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Pestana







Bom pessoal já falamos um pouquinho sobre a história dos instrumentos de corda, a partir de agora começaremos estudar as partes dos instrumentos, nessa etapa falaremos um pouco sobre a pestana.
A pestana, por mais que pareça uma peça de “Segundo Plano” digamos assim, ao contrario do que se pensa, ela tem uma influência absurda na sonoridade e sustain dos instrumento de cordas. Para que você tenha uma melhora na qualidade do seu instrumento é preciso que ela seja construída com materiais específicos para a atingir a sonoridade desejada e claro, materiais de qualidade.
Os materiais abaixo apresentados podem ser usados tanto na pestana como no rastilho em violões, violas caipiras e alguns outros instrumentos acústicos.
Os principais materiais usados para esse tipo de trabalho serão citados abaixo, é claro que isso é bastante relativo e varia de instrumento para instrumento, o ideal é que você leve seu instrumento a seu luthier de confiança para que possa estar analisando a melhor opção para seu instrumento.
  • Marfim: Material muito bom para se usar em guitarras clássicas e guitarras vintage. Tem uma sonoridade muito semelhante ao osso. Não é muito aconselhado para usar em guitarras com tremulo, já que as cordas aderem um bocado ao material.
  • Osso: Na “minha” opinião é o melhor material a ser usado no que se refere a pestanas. É encontrado facilmente, e tem boas características sonoras, com um som bem definido. O ponto fraco é que as cordas aderem bastante ao material, mesmo que você possua as ferramentas necessárias para trabalhar esse material, é sempre aconselhado você consultar seu luthier de confiança, pois o mau posicionamento da peça em contato com o instrumento pode desencadear vários problemas, dentre eles, os mais comuns, ressonâncias indesejadas e o corte das cordas.
  • Plástico: Por existir uma infinidade de tipos, é comum leigos no assunto usarem materiais inapropriados, os macios, esponjosos, e especialmente ôcos jamais devem ser usados.
  • Metal: É típico das pestana metálica apresentarem uma sonoridade bastande brilhante com um excelente sustain. O grande problema é que devido a umidade contida no ar e lógico, com o suor das mãos oxidam facilmente, os principais metais usados para esse tipo de peças são o Bronze e o Níquel.
  • Madeira: Embora eu não aconselhe, ah quem prefira esse tipo de material, se for essa sua opção, o meu conselho é que se use madeiras bastante duras e que suportem bem a ação do tempo, dentre várias que podem se usadas as mais comuns são o ébano, o Pau Rosa (rosewood), o Ipê e em alguns casos o marfim,  O timbre, ao contrário dos metais, é bastante aveludado, apesar de não durarem muito dá um toque bastante especial na esteticamente do instrumento.
Bom pessoal, espero que tenham gostado do post, não se esqueçam de comentar ok? Um abraço e até+...