sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Pestana







Bom pessoal já falamos um pouquinho sobre a história dos instrumentos de corda, a partir de agora começaremos estudar as partes dos instrumentos, nessa etapa falaremos um pouco sobre a pestana.
A pestana, por mais que pareça uma peça de “Segundo Plano” digamos assim, ao contrario do que se pensa, ela tem uma influência absurda na sonoridade e sustain dos instrumento de cordas. Para que você tenha uma melhora na qualidade do seu instrumento é preciso que ela seja construída com materiais específicos para a atingir a sonoridade desejada e claro, materiais de qualidade.
Os materiais abaixo apresentados podem ser usados tanto na pestana como no rastilho em violões, violas caipiras e alguns outros instrumentos acústicos.
Os principais materiais usados para esse tipo de trabalho serão citados abaixo, é claro que isso é bastante relativo e varia de instrumento para instrumento, o ideal é que você leve seu instrumento a seu luthier de confiança para que possa estar analisando a melhor opção para seu instrumento.
  • Marfim: Material muito bom para se usar em guitarras clássicas e guitarras vintage. Tem uma sonoridade muito semelhante ao osso. Não é muito aconselhado para usar em guitarras com tremulo, já que as cordas aderem um bocado ao material.
  • Osso: Na “minha” opinião é o melhor material a ser usado no que se refere a pestanas. É encontrado facilmente, e tem boas características sonoras, com um som bem definido. O ponto fraco é que as cordas aderem bastante ao material, mesmo que você possua as ferramentas necessárias para trabalhar esse material, é sempre aconselhado você consultar seu luthier de confiança, pois o mau posicionamento da peça em contato com o instrumento pode desencadear vários problemas, dentre eles, os mais comuns, ressonâncias indesejadas e o corte das cordas.
  • Plástico: Por existir uma infinidade de tipos, é comum leigos no assunto usarem materiais inapropriados, os macios, esponjosos, e especialmente ôcos jamais devem ser usados.
  • Metal: É típico das pestana metálica apresentarem uma sonoridade bastande brilhante com um excelente sustain. O grande problema é que devido a umidade contida no ar e lógico, com o suor das mãos oxidam facilmente, os principais metais usados para esse tipo de peças são o Bronze e o Níquel.
  • Madeira: Embora eu não aconselhe, ah quem prefira esse tipo de material, se for essa sua opção, o meu conselho é que se use madeiras bastante duras e que suportem bem a ação do tempo, dentre várias que podem se usadas as mais comuns são o ébano, o Pau Rosa (rosewood), o Ipê e em alguns casos o marfim,  O timbre, ao contrário dos metais, é bastante aveludado, apesar de não durarem muito dá um toque bastante especial na esteticamente do instrumento.
Bom pessoal, espero que tenham gostado do post, não se esqueçam de comentar ok? Um abraço e até+...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens elaboradas pelo criador do Blog: Davi Júnior; Qualquer imagem que possua direitos autorais por favor avisem para que eu possa retirar imediatamente.
o Blog D'Souza Luthieria foi criado para ajudar pessoas e não para criar confusão entre elas, por isso peço ao leitor para não provocar brigas com outros leitores e nem fazer parte delas. Assuntos podem ser debatidos livremente nos comentários, mas peço encarecidamente para que não usem palavras desrespeitosas (palavrões) para xingar os outros leitores ou para qualquer outra ação. Dicas para postagens serão aceitas, então fiquem livres para pedir qualquer postagem sobre qualquer assunto (desde que este assunto esteja dentro do tema: "Instrumentos"). Divulguem o Blog se puderem, qualquer ajuda será bem aceita. Um forte abraço... Souzanuno...