Olá pessoal, nesse post quero dar algumas dicas de materiais para limpeza de instrumentos essas dicas são válidas para instrumentos não encerados e com escala escura.
Sempre apóie bem o instrumento em uma bancada para não ocorrer pequenos acidentes como quedas e arranhões, após verificar se o instrumento está bem apoiado é hora de por a “mão na massa”:
- O ideal é sempre remover as cordas velhas e substituí-las por novas.
- Sempre “cubra” os captadores quando for fazer a limpeza, eu sempre aconselho o uso de uma fita crepe.
- Usando uma flanelinha com um pouco de álcool ISOPROPÍLICO (não use álcool comum) limpe bem a “escala” aplicando quantas vazes for necessário até remover todas as marcas de sujeira, é muito importante que você não deixe que o álcool escorra para partes envernizadas, pra que isso não aconteça use sempre o álcool na flanela, em hipótese alguma despeje o álcool direto sobre a escala.
- Depois da escala limpa, é hora de limpar os trastes, para esse processo precisamos cobrir TODA a madeira com fita crepe, deixando expostos apenas os trastes.
- Depois de examinar com cuidado se tudo ficou coberto com a fita adesiva e restam apenas os trastes vamos usar uma palha de aço fina (Bombril) para dar apenas o polimento nos trastes, lembre-se de que esse processo não é um “linchamento” dos trastes, é apenas para que eles recuperem o brilho.
- Após o polimento é hora de remover as fitas adesivas.
- Feito isso, vem uma das partes que eu considero mais importantes para a escala, a hidratação, você já deve ter notado que com o passar do tempo a escala vai ficando meio sem vida, com um aspecto de madeira velha, meio acinzentada enfim, desidratada, se não for feito uma manutenção continua a escala começa a descamar e eventualmente até formar cavas irreversíveis na escala, um dos produtos mais usados para esse tipo de hidratação é o óleo de limão, como não é tão simples de ser encontrado, uma boa alternativa que eu sempre tenho usado e dá certo é o óleo de peroba, bem mais fácil de encontrar e o resultado é muito bom, com o auxilio de uma flanelinha ou estopa espalhe sobre a escala de maneira uniforme.
- Agora é hora de remover os restos de palha de aço de todo o instrumento (inclusive aqueles que ficarem por cima dos pólos dos captadores) e retire as fitas adesivas dos captadores.
- Para limpeza do corpo melhor forma é utilizar um pano (flanela) seco que não solte fiapos, imediatamente após o uso. Isso irá remover todo o suor e graxa antes que haja tempo para solidificar e formar um resíduo mais concentrado. Resíduos mais "teimosos" podem ser removidos com um pano pouco úmido. Nunca utilizar pano totalmente molhado e jamais usar produtos para limpeza de automóveis, pois estes são muito corrosivos, e lembre-se: Mantendo sempre as cordas limpas e novas, a qualidade do som é bem mais destacada.
- Agora você pode instalar cordas novas e aproveitar!
Aqui vai uma boa dica de uma cera caseira pra quem quer uma opção boa e barata para madeiras em geral.
½ Litro de querosene
1 Colher de cera de carnaúba
1 Colher de cera de abelha
1 Colher de parafina
Se quiser que tenha mais brilho, basta adicionar ½ colher de breu.
1 Colher de cera de carnaúba
1 Colher de cera de abelha
1 Colher de parafina
Se quiser que tenha mais brilho, basta adicionar ½ colher de breu.
Coloque tudo em um recipiente e depois de misturar bem, aqueça em banho Maria até que todos os ingredientes de misturem formando uma será uniforme, para aplicar, use uma boneca ou pincel, sempre tomando cuidado em espalhar por toda a superfície a ser encerada, antes de aplicar no instrumento, faça o teste em um pedaço de madeira para ver se o resultado te agrada.
Gostou do post? Então não deixe de comentar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens elaboradas pelo criador do Blog: Davi Júnior; Qualquer imagem que possua direitos autorais por favor avisem para que eu possa retirar imediatamente.
o Blog D'Souza Luthieria foi criado para ajudar pessoas e não para criar confusão entre elas, por isso peço ao leitor para não provocar brigas com outros leitores e nem fazer parte delas. Assuntos podem ser debatidos livremente nos comentários, mas peço encarecidamente para que não usem palavras desrespeitosas (palavrões) para xingar os outros leitores ou para qualquer outra ação. Dicas para postagens serão aceitas, então fiquem livres para pedir qualquer postagem sobre qualquer assunto (desde que este assunto esteja dentro do tema: "Instrumentos"). Divulguem o Blog se puderem, qualquer ajuda será bem aceita. Um forte abraço... Souzanuno...