segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Captadores

Olá galerinha, hoje vamos falar um pouquinho sobre os captadores, são eles que têm a função de transformar as ondas mecânicas produzidas pelas cordas (o som), em ondas elétricas, são eles que definem o timbre inicial, e ainda levam tudo para o amplificador, para então chegar aos nossos ouvidos.. Existe uma grande quantidade de tipos e qualidades de captadores no mercado, eles são habitualmente classificados levando em conta suas características técnicas: Quanto à alimentação, dividem-se em captadores ativos e passivos; quanto ao número de bobinas, dividem-se em simples (single-coils), captadores (humbuckings) ou quádruplos (quad-rail); poder ser divididos ainda, quanto ao material magnético, em captadores cerâmicos e de alnico;

 

Como funciona um captador magnético?
Basicamente, o captador eletromagnético utilizado em guitarras e contrabaixos, é composto por dois elementos: o imã e uma bobina enrolada com fio de cobre. O imã induz magnetismo às cordas, criando um fluxo de campo magnético ao redor delas. Quando as cordas vibram, o movimento desse campo magnético cria dentro da bobina, uma corrente alternada que vai do captador até o amplificador, através do cabo de ligação. Desta forma, o som que você ouve é o resultado da interação do captador (interpretando a vibração das cordas) com o amplificador.

Qual a importância de se colocar um bom captador?
Cada componente de um instrumento musical exerce influência no timbre que o mesmo terá. O captador é responsável em boa parte, pela intensidade sonora e pelas qualidades do timbre. Daí é que surgem as insatisfações com o TIMBRE do seu instrumento. Mesmo equipado com uma boa guitarra, você pode estar descontente com a sonoridade do captador. Isso se dá porque na maioria  das vazes, as guitarras saem de fábrica com captadores que não expressam o gosto particular que cada um ter pelos timbres,  ou as vezes pode não ser o pickup compatível com o seu estilo musical. Trocar os captadores pode ser a uma boa solução.

Captadores passivos

Não necessitam de alimentação elétrica (fonte de energia elétrica) para funcionarem. Apresentam grande integração com os demais materiais da guitarra. Enorme variedade de timbres e qualidades. Em maioria são de alta impedância e captam interferências diversas com facilidade.
Os captadores são na verdade uma bobina, ou seja, consistem de magnetos enrolados por um fio (coil) criando assim o campo magnético que é perturbado pelas cordas de metal ao vibrarem em freqüências diferentes, tal perturbação
no campo magnético gera o impulso elétrico que mais tarde é convertido em som (onda mecânica).


Captadores ativos

Necessitam de alimentação para funcionarem. Integração reduzida com os materiais da guitarra. Sons uniformes, previsíveis e pequena variedade de timbres. Captam menor interferência por terem menor impedância.


Captadores cerâmicos

São feitos com material mais barato e são mais comuns no mercado.


Captadores de Alnico

São feitos com materiais mais caros e selecionados, sua qualidade normalmente é superior aos cerâmicos. Os imãs dos núcleos são feitos de uma liga de Alumínio, Niquel e Cobalto. Existem vários tipos de Alnico dependendo da percentagem dos componentes em sua mistura. O mais comum em captadores são os Alnico II e o V. Magnetos compostos de alnico tendem a soar mais vintage. São também comumente mais caros devido à matéria prima.


Captadores simples (single-coils)

São estruturados apenas com uma bobina. São mais sensíveis às interferências que causam ruídos. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais limpo, brilhante, estalado e estridente em comparação com os humbuckers. Um exemplo do uso de captadores single é o timbre das guitarras Fender.


Captadores duplos (humbuckings ou humbuckers)

São estruturados com duas bobinas em um só corpo. Normalmente as duas bobinas funcionam em polaridades inversas. Assim cada uma elimina parte do nível de ruído da outra. Essa interação também altera a resposta tonal do captador, o que lhe confere um som diferente daquele produzido por um captador single-coil. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais cheio, vigoroso, macio e adocicado em comparação com os single-coils. Um exemplo do uso de captadores duplos é o timbre imortalizado pelas guitarras Gibson Les Paul.
Alguns captadores duplos apresentam a mesma aparência externa tradicional dos captadores simples, pois possuem as duas bobinas empilhadas, a exemplo dos modelos HS-2 e HS-3 da Dimarzio e a série Noiseless da Fender.


Captadores quad-rail

São estruturados com quatro bobinas em um só corpo.



Qual o melhor modelo de captador?

Bom, tanto os single-coil quanto os humbucker possuem suas peculiaridades. Eu diria que não há o “melhor”. Isso vai depender do som que você quer fazer, o tipo musical e as necessidades e desejos de cada músico é essencial no momento da escolha dos caps. Ambos os tipos de captadores podem vir com alta ou baixa qualidade. Notadamente, há uma Fender Stratocaster que tem um humbucker e dois single-coils. Além disso, há também uma Gibson Les Paul que tem um single-coil e um humbucker, resumindo... Ouça, pesquise, pergunte pois captadores de boa qualidade nem sempre são baratos, por isso a escolha certa fará toda a diferença tanto na hora de usar o instrumento quanto ao seu bolso...

Uma ótima opção que na minha opinião e que trazem os melhores resultados para seu instrumento são os caps handmades (feitos a mão), já vou aproveitar aqui para divulgar os produtos do meu amigo Érico Malagoli, são captadores e circuitos de ótima qualidade que eu testei, aprovei e assino em baixo... Veja alguns produtos em destaque no link abaixo:

http://www.captadorescombr.blogspot.com/

Bom galerinha, por hora é só, eu sei que dúvidas sempre surgem, então... Gostou do post? comente... Ainda tem dúvidas? Pergunte...
Um abraço e até a próxima...