quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Construindo um Case



Olá galerinha, tudo tranquilo? Essa semana fui surpreendido por um cliente que me encomendou um case para a guitarra dele, digo surpreendido porque não é de costume esse tipo de encomenda, normalmente se consegue cases industrializados com um preço bem acessivel e muitas veses de boa qualidade, mas tudo para satisfação do cliente é claro, encomenda feita, agora é hora de colocar a mão na massa, para o projeto eu comprei uma chapa de MDF 9mm para não ficar muito pesado, dois fechos, duas dobradiças e duas roldanas (rodinhas) e uma alça de exelente qualidade encontradas com facilidade com o meu distribuidor, o projeto foi o da foto usada o topo desse post, para o revestimento usei o corvim preto com um desenho bem bacana.



O aluminio das laterais eu não me arrisquei a cortar, então levei para um tio meu que é vidraceiro e mexe com aluminio o tempo todo, tem muuuuuito mais experiência que eu em alumínio e acredite, a experiência é tudo nesse processo pois as meia esquadrilhas sem as ferramentas certas jamais ficariam perfeitas.



Para garantir a segurança entre os transportes do case, depois de modelado ao instrumento na parte interna, eu usei a espuma lisa revestida em veludo vermelho, cola a vontade, mas muita cola mesmo, para ficar perfeito e seguro cola e parafusos são indispensáveis.



Os velcros ao invés de serem colados eu costurei os mesmos para dar melhor sustentação, depois de tudo prontinho agora é só deixar secar, o camarada já queria leva-lo embora ontem a noite quando viu que estava pronto rsssss, mas dei uma "embromadinha" no cliente e será entregue só no fim de semana, para encrementar esse post abaixo seguem dois vídeos que encontrei na net que explica bem os processos passo a passo, me ajudou bastante e sei que vai te ajudar bastante...





Bom galerinha, por hoje é isso, gostou do post? Comente... Ainda tem dúvidas? Pergunte...
Um abraço e até a próxima...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Coisas que você NÃO deve fazer com seu instrumento.


Olá pessoal, depois de alguns dias de ausência por problemas de saúde estamos aí de volta a todo vapor com dicas quentinhas para vocês, dentre elas o que você NÂO de fazer com seu instrumento.
Algumas pessoas não tem muita noção do que fazer quando algum acidente acontece com seu instrumento, principalmente quando o assunto é colagem de algumas partes como o cavalete ou algum tipo de descolamento do tampo no caso dos instrumentos acústicos. Quando os problemas surgem, é normal que no desespero a primeira intenção é concertar mesmo que não se tenha a mínima noção do que se está fazendo ao invés de levarem ao luthier, e aí que começam os problemas.
As dicas abaixo são baseadas em vários casos de instrumentos que chegaram aqui na oficina, e essas dicas são para evitar que seu instrumento sofra um dano desnecessário causado por você mesmo.


Jamais, em ipótese alguma use  “super bonder” para colar qualquer parte da madeira do seu instrumento, esse tipo de cola não penetra nos poros da madeira e cria uma película dura, que impede que outra cola penetre, além de não colar, prejudica o serviço correto, portanto não use esse tipo de cola, e na verdade não use nenhum outro tipo se você não entende do assunto, na maioria das vezes você só vai prejudicar o trabalho do luthier, e ainda fará com que o serviço fique mais caro, colagens muitas vezes dependem mais da maneira que se faz a prensagem e da preparação da madeira,  do que propriamente da cola.


Evite colar adesivos em seu instrumento se ele tem o aspecto natural da madeira, a não ser que você queira esconder algum defeito, os adesivos depois de algum tempo que o retiramos, deixam a madeira no lugar em que estavam, de outra cor, isso acontece porque a luminosidade do dia a dia acaba fazendo um processo de escurecimento da madeira, colocando o adesivo, a madeira que esta embaixo dele, não recebe a mesma claridade que as outras partes, então ela fica mais clara, e marca o instrumento profundamente, deixando um aspecto feio.

Não coloque o instrumento perto de fontes de calor, o calor é responsável por fazer a cola usada no instrumento se soltar, não deixe o instrumento em cima de guarda roupas, ou dentro de automóveis, o calor dentro de um carro é exagerado, o que vai fatalmente fazer seu instrumento soltar partes como o cavalete, ou sofrer um empeno.

Evite mexer na parte elétrica do seu instrumento sem o conhecimento necessário do que você está fazendo, provavelmente você só agravará ainda mais o problema que quer solucionar, procure um luthier de sua confiança e peça um orçamento, muitas vezes um circuito para de funcionar apenas porque o fio que do jack quebrou, ou algum fio do próprio cabo que conecta a caixa a guitarra, quando você abre um circuito sem entender pode puxar os fios internos finíssimos dos captadores e quebra-los sem perceber, e aí sim você terá um grave problema.



Não tente trocar os trastes sozinho, para retirar e colocar trastes existem técnicas especiais, você vai acabar abrindo demais os slots traste, com tentativas frustradas, isso é um serviço para profissionais, uma troca mal feita no meio da escala por exemplo, pode fazer deixar de soar um monte de notas anteriores, você pode cortar seus dedos nas arestas afiadas de um traste mal colocado.


Não coloque parafusos no cavalete do seu instrumento, a oxidação nos parafusos, acaba ajudando na proliferação de um fungo malígno para a cola do instrumento, em pouco tempo não só seu cavalete vai soltar novamente, como todas as partes do instrumento também, em alguns casos graves de ataque desses fungos, o instrumento simplesmente desmonta.

Não tente pintar com tinta vinílica seu instrumento, tinta abafa o som, e dependendo da tinta ela vai penetrar e empenar seu instrumento. É necessário uma preparação da madeira para dar a tinta, dar a tinta na madeira sem preparação é pedir para ficar sem instrumento.
Não  fique mexendo nas tarraxas sem necessidade, desafinar o instrumento após tocar é um mito, a madeira do braço precisa estabilizar com a tensão das cordas, se você desafinar o instrumento todos os dias, a madeira nunca vai se estabilizar e você sempre terá um instrumento com a afinação comprometida. Desafinar o instrumento só vale para quando você for ficar sem tocar um período grande, de três meses ou mais.


Não force tarraxas com alicate, provavelmente elas irão quebrar, quando as tarraxas começam a emperrar, você pode retirá-las e pingar uma gota de parafina nas engrenagens, graxa também serve, mas pode manchar o instrumento. Se as tarraxas são de pino grosso, você pode passar um pouco de sabão na parte plástica que pega na madeira, isso fará com que ela deslize melhor, no caso de tarraxas blindadas procure usar o WD40, você terá resultados surpreendentes.


Se mesmo depois destas dicas você resolver mexer em seu instrumento, se informe bem antes, estude um pouco, busque por posts aqui no blog ou use o email ou os comentários para perguntar, e só depois de sanadas todas a dúvidas, aí sim é hora de botar a mão na massa, isso pode evitar problemas graves e em muitos casos até irreversíveis ok?

Gostou do post? Comente... Ainda tem dúvidas? Pergunte...
Um abraço e até a próxima...