sábado, 20 de agosto de 2011

Altura dos Captadores

Olá pessoal, sempre me perguntam qual a distancia ideal dos captadores em relação as cordas, é muito comum, principalmente, em guitarras modelo strato, que utilizam captadores single coils aproximar os captadores das cordas para conseguir mais volume e sustentação de som. Ao aproximar os captadores das cordas, os captadores atuam com mais intensidade, agora, é importante saber que se você aproximar de mais os captadores/cordas, o instrumento tende a perder a versatilidade da afinação.

Os captadores são bobinas eletromagnéticas, uma vez tocadas, as cordas geram vibrações que são captadas por eles e levados até o amplificador. Como as cordas na maioria dos casos são de metal, se aproximar de mais aos ímãs dos singles ou dos humbuckers, geram uma atração sobre o metal das cordas interferindo no padrão das mesmas, fazendo com que a afinação seja afetada.
Por outro lado, se os pólos ficarem muito longe das cordas a perda de sinal é inevitável, o que por sua vez também gera problemas no desempenho do instrumento, é muito importante que se você tenha segurança na hora de regular os captadores, eu aconselho sempre consultar um luthier de sua confiança.
A regulagem consiste no seguinte:


1. APERTANDO
Apertando o parafuso você estará aproximando o captador das cordas.
2. AFROUXANDO
Afrouxando o parafuso, você afasta o captador das cordas e terá uma perca no som em relação ao ganho desde distorção, como no volume.
O captador nunca pode ficar menos de três milímetros das cordas, assim você terá sem duvida nenhuma problemas sérios na afinação. O mais próximo seria no máximo três a quatro milímetros. Em contra partida o mais distante que fica funcional é de no máximo seis milímetros. Acima disso sem duvida nenhuma, a versatilidade do seu instrumento será afetada.
Leve o instrumento periodicamente a um luthier de sua confiança para que possa sempre manter seu instrumento em bom estado, prevenindo assim problemas futuros. Ainda tem dúvidas? Pergunte... Gostou do post? Então comente...

Um abraço e até a próxima...