terça-feira, 19 de julho de 2011

Ruidos no Instrumento



Olá pessoal, andei um pouco sumido, bastante atarefado, Graças a Deus, e hoje quero falar um pouquinho sobre ruido no instrumento, o primeiro passo é identificar a origem desse ruido, pode ser desde o aterramento do instrumento, amp ou até mesmo na rede elétrica, nesse tópico vamos supor que o ruído venha da parte elétrica da guitarra (ou baixo), a identificação foi feita através do próprio instrumento, a maioria dos circuitos é aterrada e usam o corpo do musico para minimizar os ruídos, por isso quando você tira a mão das cordas acontece de aparecer o "hum". Blindagem pode minimizar os ruídos, porém nada se compara com captadores e circuitos de boa qualidade. A parte elétrica do instrumento deve estar com a fiação em ordem, sem oxidação, agora, é muito importante que do instrumento até o amp o cabo de sinal também precisa ser de ótima qualidade. Mas vamos falar um pouquinho sobre blindagem:

Blindagem é um serviço delicado e que deve ser executado por quem sabe e tem experiência no assunto, não adianta gastar tempo e dinheiro e se aventurar, o ideal é sempre procurar um luthier de sua confiança para executar o serviço.

Vamos por partes:

1) BLINDAGEM DAS CAVIDADES: É a blindagem da cavidade onde se encontra a parte elétrica do instrumento, podendo ser extensiva às cavidades dos captadores conforme o caso. Esta blindagem pode ser feita com:

a) Tinta condutiva - consiste num spray de tinta borrifado nas cavidades do instrumento. Funciona por alguns instantes até secar e após algum tempo se torna um resistor, o que pode trazer muitos problemas posteriores ao instrumento como curtos e até mesmo ruídos. Alguns instrumentos vêm com esse tipo de blindagem de fábrica mas ele não é muito eficaz.

 

b) Folha de cobre - É possivelmente o tipo de blindagem mais eficaz, consistindo na forração das cavidades com uma lâmina de cobre que diminui bastante a captação dos ruídos oriundos da parte elétrica. O contra é que com o tempo tende a enferrujar.

c) Folha de alumínio auto-adesivo - Tem eficácia similar à da folha de cobre com a diferença que este material tem um lado adesivo que se prende à cavidade.


NOTA: Alguns desinformados utilizam folhas de papel-alumínio normalmente usadas para embrulhar comida para fazer blindagem. Evidentemente esse serviço de nada adianta e ainda pode causar danos ao instrumento.

d) Também tem a "Medida Alternativa", dá para fazer uma "tinta" condutiva, basta um metal em pó (alumínio) e um veículo (verniz). Use uma lima ou serra manual para tirar pequenas partículas de uma peça de alumínio. Não use esmeril elétrico, a velocidade é muito alta e o calor gerado pelo atrito queima o pó. Você também pode usar grafite em pó, à venda em lojas de ferragens. Misture o pó (metal ou grafite) com verniz aos poucos e quando precisar, acrescente o solvente. A quantidade de cada material vai depender da densidade do verniz e tamanho das partículas de alumínio, terá de fazer experiências. Se o veículo (verniz diluído) ficar muito grosso ou muito fino, as propriedades condutivas da "tinta" serão prejudicadas. Mas quanto mais fino o pó, melhor. Depois de aplicada e seca a tinta, lixe um pouco os pontos onde as peças metálicas do instrumento (potenciômetros, chaves, jack) fazem contato com ela, para garantir um bom contato.


2) BLINDAGEM DO FIO DO CAPTADOR: É a blindagem do fio do captador por onde passa uma corrente elétrica e que visa reforçar o isolamento desta. Pode ser feita com:

a) Malha metálica - Consiste numa malha metálica que envolve o(s) fio(s) do captador. Geralmente vem de fábrica e dificilmente algum luthier fará esse serviço.

b) Teflon Monster Cable ou similar - Consiste num fio de Teflon que envolve o(s) fio(s) do captador. Também vem de fábrica em alguns captadores (não confundir com envoltórios de pano ou borracha), assim como é de mais fácil aplicação por um luthier quando necessário, mas a qualidade do Teflon é de suma importância.

NOTA: Fita isolante nem pensar!    


3) BLINDAGEM DA BASE DO CAPTADOR: É a blindagem da base do captador, a qual diminui a captação do campo magnético na parte inferior do captador, por onde seria captado o ruído ou "hum" oriundo das correntes elétricas do instrumento. Pode ser feito utilizando-se:

a) Palha de aço - Por mais tosco que possa parecer a colocação de uma coluna de palha de aço ao longo da parte inferior dos pólos expostos do captador é bastante eficaz.

b) Folha de cobre - Funciona da mesma maneira que a palha de aço mas o acabamento é bastante superior. Alguns captadores vêm de fábrica com uma blindagem interna feita com folha de cobre.

O sistema de blindagem ajuda, mas deve ser acompanhada de uma revisão completa na instalação. Se for necessário, substituia toda a fiação, refazendo do jeito certo e com o revestimento metálico. Não se esqueça de ligar por dentro as partes metálicas (ponte, etc) num fio e este no terminal terra do jack de saida. Esse é o ponto central de terra do instrumento. O amplificador também deve estar aterrado, ligado numa tomada com terra por um cabo com plug de três pinos.

Se você seguiu todos os passos desse tópico, é bem provável que você esteja lívre daqueles "hums" que incomodam pra caramba, se mesmo assim ainda não resolveu seu problema, leve o instrumento a um luthier de sua confiança para que possa avaliar melhor e encontrar a solução ok? Ainda tem dúvidas? Pergunte... Gostou do post? Então comente...

Um abraço e até a próxima...